Tempo
Vento deve virar para sul; previsão indica queda na temperatura e redução das chuvas durante a semana
Segundo boletim enviado neste domingo pela Prefeitura de Pelotas, a Lagoa dos Patos recebe volume de água “significativo” do Guaíba e do rio Camaquã
Foto: Jô Folha - DP - Canal São Gonçalo, impactado pela Lagoa Mirim, chegou a 2,80m neste domingo
A previsão atualizada do tempo indica, neste domingo (12), a virada do vento sudeste para a direção sul na região. Isso não é favorável ao escoamento da Lagoa dos Patos, que, segundo boletim da Prefeitura, está recebendo um volume de água considerado “significativo” do Guaíba e do rio Camaquã. Já a Lagoa Mirim tem contribuído para o crescimento do nível do Canal São Gonçalo, em Pelotas.
O vento sul deve chegar ao final do domingo. Em alto-mar, projeta-se rajadas de até 70 quilômetros por hora na direção contrária à saída do canal da Lagoa dos Patos para o oceano. Com relação às chuvas, o dia ainda deve ter pancadas em Pelotas, produzindo lâminas d’água - trecho da Ferreira Viana foi interrompido devido ao acúmulo na pista.
> AO VIVO: atualizações sobre a enchente na região.
Entretanto, durante a próxima semana o cenário tende a mudar. A previsão aponta para a diminuição das temperaturas devido à chegada de uma massa de ar frio a partir de segunda-feira. Esse cenário também causa a redução do volume de chuvas no Rio Grande do Sul inteiro por pelo menos dez dias.
Com relação às marés, há baixa no momento, algo que ajuda a escoar água da Lagoa dos Patos para o oceano. A previsão é de altas pouco elevadas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário